Etiquetas

domingo, 20 de agosto de 2023

Fruta da Época

Boas Amigos,

Mais uma faina em pleno mês de Agosto coisa que eu detesto, não só pela confusão que existe aqui no Algarve em todo o lado e porque o peixe ao surfcasting além de ser mais difícil dar com algumas boas surpresas, o limo é sempre muito tramado... Mas como o meu filhote está de férias e ele adora ir comigo, lá fomos passar uma noite fresquinha para fugir deste calor aqui do sotavento.

Mal chegámos ao spot, senti logo o cheiro a limo, uiiiii... Que delícia... Há muito tempo que já não via a praia naquele estado, pareciam rochas... Mas prontos com calma lá tentei ir para um buraco que desse uma aberta!

Canas montadas, havia limo mas dava para pescar. Os pexecos vinham mamar tudo e eram devolvidos, sargotes e robalotes, fruta da época!!!

Passado uma hora lá levei uma pancada na cana, até saltei de alegria, mas quando comecei a luta... Tá quieto... Vi logo que não era coisa boa... Mas prontos valeu pelo bom embate uma bela raia curva, que como é claro foi devolvida ao mar, pelo menos foi fácil tirar o anzol menos mal...

Com o passar do tempo perde-se montagens por causa do limo e lá se vai aproveitando um pexeco ou outro. Até que de repente mais uma boa pancada na cana com um bom embate e dourada em seco. Vá lá como a coisa estava já estava bem contente, nem estava nada à espera com o mar naquelas condições, mas prontos já deu para safar qualquer coisa!!!

TOTAL DA FAINA

DESCANSO DEPOIS DA RAIA CURVA

A ESTRELA DA NOITE

MOMENTO KODAK

NÃO CONSIGO ENTENDER MATA-SE 2 LUGARES, ACAMPAS COM TENDA
NÃO PERCEBO, AO MENOS IAM PARA ALGUM LADO MAIS ISOLADO

DEU PARA A JANTA





Forte Abraço / Apertem com Eles / Keep Safe

 

 

 

2 comentários:

  1. Tal como referes, mal um gajo sai do carro sente aquele cheiro de limo e sal acumulado com algumas horas de sol banhado nas águas mais temperadas de verão, é de facto frustrante.

    O meu afastamento das praias no Verão devem-se a esses factores, limo e confusão principalmente, relembro com saudade pescarias de verão há alguns anos atrás, sempre com limo é um facto mas era possível pescar sempre 12 horas de marés (preia/baixa mar).

    O limo é cada vez mais e assim continuará tal como está a acontecer um pouco por todo o mundo em zonas costeiras e até mesmo em alto mar.

    O que interessa é que no meio do limo, raias, enfim, mesmo com contratempos passaste uns belos momentos com o teu filhote e ainda fizeste uma bela pesca.

    Quanto ao acampamento, epá eu sou suspeito porque quando ando na estrada de mota a tenda e saco cama acompanham-me sempre, não pago hotéis e muito menos parques de campismo, só mesmo quando há necessidade. 😅

    Acho que se nos soubermos comportar não incomodamos ninguém e nada estragamos, tudo tem a ver com princípios, valores e educação.

    Por outro lado compreendo perfeitamente aquilo a que te referes, é sempre um pau de dois bicos e tenho noção que esse tipo de exposição pode também prejudicar quem opta por levar esse estilo de vida.

    Forte abraço e obrigado pela partilha Manuel. 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel,

      Pois eu cada vez mais no verão, fico mesmo fora do circuito... Prefiro fazer ilhadas, pelo menos ai ainda existe alguma paz e tranquilidade, só que como o tempo não dá para tudo e o meu filhote ainda não está preparado para essas pescas, tenho que ir ali matar o vício no areal... Mas pelo menos apanhamos umas noites bem mais fresquinhas do que no sotavento... lol

      Em relação ao acampamento eu entendo, mas isto não é como há 30 anos ou muito menos 50 anos atrás... lol
      Há mais pessoas e não acho correto estas atitudes mesmo perto da praia, porque se todos pensassem assim, o que iria acontecer??? Ou melhor já aconteceu, vigílias em que houve alguns problemas, mais fiscalização por parte da GNR... E para mim o problema destas pequenas atitudes é que geralmente trazem novas LEIS e depois sofrem todos. Como tem vindo acontecer aqui pelo PNSACV. Isto é imagina que simplesmente criam uma LEI em que não se pode estacionar no período noturno nestes spots?!?! Como é que vamos à pesca depois?!? Fazemos mais de 5km´s com material às costas?!? Olha que destas cabecinhas pensadores só surgem grandes ideias e depois de tomarem certas medidas muito dificilmente se volta para trás!!!
      Mas prontos nem vou pensar nessas ideiais... Novamente digo, podem sempre ir para outros spots mais recatados de forma que haja espaço para todos e não chegar ali matar 2 lugares...

      Só a mim não me calhar nada... Tu chegas ali nas férias e TAUUUU, dás logo com uns bons robalos de DIA... E com pessoal a surfar... Tens que me dizer qual é o truque... lol

      Forte Abraço e aperta com eles

      Eliminar