Etiquetas

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Estreia de novo material

Boas Amigos,

Depois de andar 10 anos com o mesmo material (Canas Vega Helion e Carretes Shimano Ultrega XSB), que tantas alegrias me deram, chegou o momento de fazer uma renovação no material de guerra de surfcasting. Neste sentido e como andei a amealhar durante este tempo todo, nada melhor do que fazer este pequeno miminho nos meus anos e sendo a minha mulher e os meus filhos a oferecer de prenda ainda tem um sabor mais especial quando vou à pesca.

Para isso fui à Loja Tudo de Pesca do Rui Mimoso, o qual como sempre fui bem atendido e muito bem aconselhado, um especial obrigadão ao Rui, o material está aprovado!!! :)

Atenção que eu não tenho nada a ver com marcas e como é claro cada um tem os seus gostos e respetivos orçamentos, portanto o material que escolhi foram as Canas Daiwa Powercast tubular e híbrida e os Carretes Shimano CI4+ XSC e XTC. Apenas refiro este material, pois se houver pessoal que queira trocar experiências, estou cá para ajudar, pois sei bem as dúvidas que temos quando vamos investir em material e também já fiquei bastante desapontado com alguns artigos que comprei.






Chegamos então à parte da faina, já devem estar cansados... :)

Ia com ideias de ir a um spot que é muito especial para mim, porque foi dos primeiros, que comecei a dar com peixe comprido, mas ultimamente como tem sempre pessoal, tenho evitado, talvez por terem alcatroado a última parte do troço, não sei, sei que para pescar por ali é preciso ir bem cedo... lol

Neste caso cheguei, olhei para as condições e pareceu-me que pudesse dar com uns pexecos por ali... Montadas as canas, foi hora de fazer várias experiências a ver como funcionavam, para quando chegasse a noite soubesse onde ia colocar as chumbadas.
Pelo meio ainda apareceu um robaleco que foi devolvido!
 

 
O primeiro bom peixe que apareceu foi esta dourada que deu uma bela luta pois a mesma, não sei se foi durante o combate ou se ficou fisgada desta forma, mas quando chegou a terra estava com anzol naquela na barbatana... :)
 


Foram aparecendo uns robalos e sargos em que alguns eram devolvidos mas pelo meio lá fui aproveitando uns quantos.
Mas o que mais gostei foi estar a tirado partido das canas, pois não tem nada a ver com o que estava habituado o corpo agradece...


No final não me posso queixar o material portou-se bem e deu bem conta do recado.

 
 
A dourada mal chegou a casa foi logo ao forno...



Aproveito também esta oportunidade para desejar uma FELIZ PÁSCOA e se possível com alguns ovos recheados de peixes compridos... :)

Forte Abraço / Apertem com Eles / Keep Safe

 

 


8 comentários:

  1. Atão Manel foste à pesca!
    Até que enfim lá fazes um relatosinho pá malta se entreter :)

    Óhhh Manel isso para pescares nesse spot que falas tens que ir logo às 11h da manhã para guardar lugar e de preferência com mais dois camaradas para ocuparem a área e não darem hipótese de se infiltrar lá no meio um gajo daqueles sem vergonha nenhuma e com um holofote na cabeça, e ainda podes levar a prancha das ilhadas e fazes companhia à malta do surf durante a tarde :)

    Bom mas no final juntaste uma pesca muito boa sem dúvida, apesar dos compridos serem curtos estás de parabéns, até douradas de lado tu apanhas hahahaha safas-te sempre Manel :) que seja sempre assim, para compensar essa caminhada toda até ao pesqueiro ;)
    Haja saúde e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      É para o PICO... :)
      Isso com tanto peixe a circular na NET hoje em dia, a malta fica mais que entretida, quase se pesca à frente do ecran... lol

      É verdade, por acaso aquilo é uma miséria e é sempre pessoal com luzes que dá para ver em toda a COSTA. Mas desta vez tive sorte cheguei aquela hora tranquilo e estava com pouca gente, talvez por causa do tempo não sei... Sei que aproveitei e bem!!! Só antes de lá chegar estavam 3 camaradas... Mas basaram cedo, o spot ficou vazio a noite toda... Mas agora vai ficar cheio... lol

      Opa, como isto está não me posso queixar. Se trocava por apenas 2 de 4 Kilos, sem dúvida, mas é o que havia e como tudo tem medida, marchou para a arca, porque isto não está fácil...
      Há pois é... Deve ter sido por causa da cana nova! lol

      A caminhada é terrível quando não há areia... Uiii... :)

      Forte abraço e aperta com essas raposas

      Eliminar
  2. Boas Manuel,
    Excelente estreia de material!
    Por acaso, já não é a primeira cana que estreio com peixe e ao primeiro lançamento! :):):)
    Que rica teca, aqui para os meus lados (Sintra), a coisa está preta! No sábado passado ainda arranquei um sargo de 1,2 Kg e na semana passada ainda consegui tirar um robalo de 3 Kg certos! Mas, tirando estes dois, que não sei como apareceram, a coisa está ruim aqui por estas bandas!
    Hoje, um amigo meu de Portimão ainda me enviou a foto com uma dourada de 2,2Kg e outra de 1,150Kg, pescadas algures no Algarve. Que haja peixe e que alguém o apanhe! :):)
    Um abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José,
      É sempre bom terem estas sensações, pelo menos ficamos com a ideia de que valeu a pena o investimento!
      São fases, mas escuta se tu ainda tiras tarolos desses sem saber como, imagino quando encostarem... lol

      Aqui há muita dourada... Mas é preciso muita paciência e algum investimento em isca... :)

      Forte Abraço e aperta com eles

      Eliminar
    2. Olá Manuel,
      Sem saber como, é simples; em ambos os peixes que referi, foi apenas uma porrada (robalo) que senti. O sargo, foi uma desconfiança com mar de 2,4m e período de 15 segundos. A pescar de cerca de 15 m de altura, com muita rocha em baixo! Enquanto que o sargo saiu bem, o robalo, teve que um amigo meu ir lá a baixo buscá-lo, felizmente que o mar era pequeno. No sítio que é, não dá para lhe mandar a gata para baixo!
      Um pescador que se prese, prefere apanhar apenas um grande do que uma carrada de peixinho miúdo (é o que vejo por aí)todos contentes por levarem peixe sem medida para casa! :):):)
      Vai fazer 3 anos, no próximo Setembro que o peixe encostou naquele pesqueiro, em mês e meio, carreguei a sério, quase enjoei de tanto comer robalo (de 700 gr a 2 Kg):):)
      Abraço,
      José Carlos Oliveira

      Eliminar
    3. Uiiii...
      Venha Setembro para carregares mais uns kilos... :)
      Há coisas que às vezes não dá para perceber o que interessa é que a coisa correu bem!

      Forte Abraço

      Eliminar
  3. Muitos parabéns Manuel, e parabéns também pelas novas aquisições.
    Feedback das canas são lançadoras, qual atua opinião e os carretes qual é o modelo. Continua a dar neles , tudo a correr bem. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      Bem vindo ao Blogue!

      Na minha opinião, (preço-qualidade) pelo menos eu consigo tirar rendimento com elas, agora o que não falta é material para o pessoal escolher, isto ás vezes depende do gosto de cada um.

      Carretes Shimano CI4+ XSC e XTC, onde a diferença é a côr. Aqui há muita fruta e carretes de TOP, mas estes na minha opinião já ajudam bastante e penso que irão ter uma longa vida sem problemas! Pelo menos assim espero.

      Obrigado pelo comentário.

      Forte Abraço e aperta com eles

      Eliminar