Etiquetas

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Uma investida para matar saudades

Boas Amigos,

Como já se aperceberam há muito tempo não venho aqui publicar nenhuma das minhas fainas, pela razão muito simples, não tenho lá ido. As razões são muitas, mas a principal resume-se à falta de tempo. É claro que tenho sempre contacto com o mar ou neste caso aqui com a RIA FORMOSA, mais para fazer a maré, mas como ameijoas, lingueirão, conquilhas, canilhas, búzios, chocos, polvo, etc. o pessoal está farto de ver, nem vale a pena publicar fotos dessas capturas... :)

Bom voltando ao relato desta faina. Tendo um tempinho para ir esticar as linhas e como o mar deixava, pensei em levar duas canas para fazer um surfcasting na esperança de dar com algum peixe jeitoso, além de que em termos de motivação estava muito em baixo, pois nesta altura do ano é complicado dar com alguma coisa de jeito, mas pelo menos ia matar saudades destes pesqueiros que adoro pescar! Levei também o material da ilhada, pois assim aproveito a viagem para fazer dois tipos de pesca que adoro e principalmente esta última só é possível nesta zona!


MARAVILHA


O SPOT

Durante a noite não há muito a contar, o limo tinha que vir chatear um pouco e pexecos foram mais que muitos e todos devolvidos, inclusive até uma ferreirita no final do dia.


LOGO TE ENCONTRO...


Andava eu por ali a tirar o limo das linhas quando vou ao ceirão que tinha ficado a meio da praia e encontro o mesmo tombado com tudo revoltado... Prontos já está, raio da raposa... Por acaso neste pesqueiro nunca tive chatices com raposas, mas nesta noite uma malandra mamou a janta o que vale é que já tinha comido mais de metade e a água era pesada... Porque mais um pouco levava o material de pesca...

A DESGRAÇADA SUBIU BEM A ARRIBA
 QUEM DESCOBRE ONDE ESTÁ?!? :)


Como os pexecos continuavam e o limo também mudei para outro spot, ali a cerca de 200m, e por ai pelo menos não havia limo, mas prontos as condições morfológicas não eram as melhores e ai nem os pexecos vinham! Deu a maré cheia, preferi ir dormir para depois ir atacar a ilha no dia a seguir...


Na hora combinada já estava à espera do Paulo, onde nas calminhas fomos até à ilha apanhar um marisco...

BELOS


Os peixes entraram muito tarde no pesqueiro e eram poucos, mas também de qualidade. Eu lá consegui ferrar uns quantos. Mas estavam muito manhosos era preciso trabalhar muito para dar com eles, andar a saltar de um lado para o outro, enganar eles com a chumbica... Ás tantas com uns quantos bons que perdi e outros de baixa qualidade e com o saltar de pedra em pedra preferi arrumar a trouxa, vi logo que hoje não era o meu dia... lol

EM AÇÃO DE  PESCA


O conjunto da maratona não foi daquelas de encher o olho. Mas também não fui muito com esses objectivo. Pois ia mais naquela de passar um bom bocado ao pé do mar e com boa companhia!


ALGUNS QUE POUSARAM PARA A FOTO



Forte Abraço e Apertem com eles




10 comentários:

  1. Boas Manel.
    Pois os blogues já mexeram mais, é bom ver os teus posts , dá pica para fazer também um;) por mim devias fazer esses da ria e do marisco...
    Essa pedra não me é estranha, será a tal do nosso encontro? Lol.
    Grande abraço e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      Ainda bem que ficaste com pica, a ver se colocas outros sargalhões! :)
      O marisco da RIA, gosto mais de colocar às vezes uma foto ou outra no meio de umas pescas porreiras... :)
      Mas já sabes mariscar é aqui ao pé de casa, 1 horita e tá o petisco feito, com pouco esforço! :)
      Andas com a conversa em dia com o Paulo... lol

      Peço desculpa pela resposta tardia, mas houve aqui um problema com os comentários, devido à nova legislação de protecção de dados e só agora graças ao Gonçalo é que os consegui ver.

      Forte Abraço e aperta com eles

      Eliminar
  2. Boas Manel,
    Foi um dia bem passado, sem os stresses da última ilhada, deu para arrabanhar umas unhas e uns peixes e isso équé de valor!; )

    Saúdinha ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo,
      Desta vez não houve histórias com os nuestros hermanos... lol
      Tu sabes bem a hora deles, eu já me tinha ido embora... lol

      Peço desculpa pela resposta tardia, mas houve aqui um problema com os comentários, devido à nova legislação de protecção de dados e só agora graças ao Gonçalo é que os consegui ver.

      Forte Abraço e aperta com elas

      Eliminar
  3. Mékié Manel!
    Nem sempre se pode lá ir quando apetece. Era bom que assim fosse, mas normalmente temos valores que falam bem mais alto!
    O limo aí por baixo, tem andado em força. Já li uns relatos para a outra ponta do Algarve a dizer que isso anda por aí com fartura....
    A magana deu-te cabo do resto do jantar e ainda ficou a olhar para ti :)
    Uns pexecos e umas unhas para lavar a alma já não foi mau Manel. Melhores dias virão!
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      É verdade, isto desde que tive o outro pecarrucho torna-se tudo mais complicado... Mas com o tempo a coisa vai lá... :)
      Não tenho ido à pesca, só mariscar e umas banhocas fabulosas, mas tenho reparado que anda muito limo este ano, mais do que o normal!
      Não me digas nada... Mais um pouco levava a saca com o material... :(
      Teve que ser para destressar um pouco e matar saudades! :)

      Peço desculpa pela resposta tardia, mas houve aqui um problema com os comentários, devido à nova legislação de protecção de dados e só agora graças ao Gonçalo é que os consegui ver.

      Forte Abraço e aperta com eles

      Eliminar
  4. Boas Manel!
    Tanto tempo OFF até pensava que tinhas abandonado o blogue como a maior parte do pessoal tem feito nos últimos anos...

    Mas com esse marisco todo até tinha dado para fazeres um relatosinho para manter actividade e o pico não ir abaixo :)
    Não te queixes do limo porque tu já tens idade suficiente para saber que isso nesta altura do ano é certo certinho direitinho, pelo menos espero que tenhas feito umas boas saladas vegan hahahhaha

    Linda ferreirinha, peixe bonito e muito saboroso e quando têm um tamanho acima da média dão umas boas cabeçadas nos últimos metros, é uma espécie que temos mesmo de preservar para que se possam apanhar uns exemplares aceitáveis no futuro...

    Com as raposas não se pode facilitar, e essa uma vez veio puxar uma bifana que eu tinha na mão, até me assustei com a gaja, não tem vergonha nenhuma essa malvada... Desde a ultima vez que fui roubado por uma raposa numa noite em que pescava com o João, jurei a mim mesmo que tinha sido a ultima vez e agora tenho um kit de sobrevivência anti raposas ;))

    Valeram os momentos únicos e a ilhada para trazeres uns bons percebes e uns sargos para o almoço, mas lá está o surfcasting volta e meia faz umas surpresas e nunca se sabe ;)

    Em relação ao titulo do post, nem imaginas as saudades que eu tenho disso :((

    Saúde da boa e força aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      Ainda não abandonei e espero não vir abandonar. Simplesmente as coisas complicaram-se e fica mais difícil arranjar tempo para ir à pesca e principalmente para dar com o peixe comprido e já sabes para dar com ele é preciso trabalhar, não é só chegar montar a cana e toma lá disto... :)

      Sim, dava para o pico subir e descer, mas depois saia um pouco da temática do Blogue... Gosto mais de meter uma foto ou outra do marisco quando dou com boas quantidades e qualidade, no meio de umas pescas porreiras!

      Acreditas quando apanhei aquele peixe e outros devolvidos aquela hora, disse assim, uai isto hoje vai correr bem o peixe pequeno está a entrar bem no pesqueiro... Depois colocou-se escuro, foi só: limo, raposa e zero atividade... :(

      Sim o limo é tramado, e já sei como é nesta altura do campeonato, mas há muitos spots que ele não encosta, consoante as marés, mas prontos é sempre um risco.

      Só em Cádiz é que aparecem umas maganas jeitosas como tudo! Meia dúzia delas aceitáveis era um pesca de luxo!

      Por acaso naquele pesqueiro nunca tive chatices com elas, nem mesmo quando durmo 15m à Manel... lol
      Mas nesta noite estava tramada. Logo me explicas que Kit é esse que bem preciso! :)

      A mim custa-me muito ir aquela Costa de madrugada apenas para fazer uma ilhada. Portanto se conseguir conciliar com outro tipo de pesca, para mim é sempre muito gratificante, mesmo que seja chibateira! :)
      E mesmo para fazer a viagem é muito melhor!

      Acredito, mas sempre podes lá ir dar um salto nem que seja para matar saudades, sempre é melhor do que estar aqui neste stress, com o teu carro à Homem vais para qualquer lado!

      Peço desculpa pela resposta tardia, mas houve aqui um problema com os comentários, devido à nova legislação de protecção de dados e só agora graças ao Gonçalo é que os consegui ver.

      Forte Abraço e bom descanso

      Eliminar
  5. Grande Manuel!!
    Já deu para matares saudades, mas isso faz-te mal ficar assim tanto tempo sem ires à pesca, eu sei que isso agora é a invasão de "camones" e não apetece muito, mas a malta aqui precisa dos relatos eheheh
    Ainda deu para safares a pesca com uns bons percebes e uns sargos. Grande abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gonçalo,
      Antes de mais muito obrigado por teres me dito que tinhas mandado um comentário, pois com a protecção de dados não me notificava no email e eu nem fui ver à caixa do Bloque os comentários a publicar. É o mal de já não fazer tantos posts! lol
      O pessoal de férias até não me afeta muito, pois o tipo de pesca que faço e para onde vou quase não se vê ninguém. Agora na estrada é pior e é preciso ter mais paciência.
      A malta precisa de relatos e eu preciso de lá ir... lol
      Com calma as coisas vão ao sítio!

      Forte Abraço e aperta com eles

      Eliminar