Etiquetas

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Ai estás a dormir

Boas Amigos

Nesta noite estava com vontade de ir fazer um surfcasting, pois há tanto tempo que não ia fazer esta modalidade que agarrei no material e bora, procurar qualquer coisa e destressar junto ao mar.

Bem destressar é sempre complicado, porque com estas obras de requalificação na N125, a nunca mais acabar e as que acabam voltam novamente e as que são definitivas, também deixam muito a desejar...

Bom voltando à pesca. A maré não era das melhores mas o mar tinha um toque engraçado e como estava com o vício e disponibilidade, levei 3 canas que é para andar sempre entretido... :)
Tinha em mente um buraco que já não ia há muito tempo e como a hora era tardia, pensei que não estivesse lá ninguém... Pensei mal... :(
O pior é que eram 2 e não ligavam a luz, enganaram-me bem...

Bom agora nesta escuridão aonde é que eu vou encontrar um cantinho decente para montar as canas? Não pensei muito e disse para mim, olha monto já aqui atrás que também já apanhei uns peixes engraçados, mas lá está com outras condições, não é só chegar e montar o material!

Montei 1 cana para ver como aquilo corria e até estava a trabalhar bem. Recolho a linha sem limo e dou logo ali com um sargote. Pensei epá o peixe anda ai... Pensei mal... :(
Vou logo montar mais duas canas com a Fé toda, mas de repente aquilo começou a pescar-se mal, começou a vir uma aguagem que nem conseguia fixar as pescas e depois corria para alguma ponta de pedra e pimba 3 chicotes perdidos. E eu a pensar venho aqui destressar, apanho o meu buraco com pessoal e ainda por cima não consigo pescar bem. Bom tentei aguentar por ali só com uma cana montada. Entretanto com este vaivém de material perdido o peixe desapareceu.

Entretanto o pesqueiro ficou com mais quota de água e lá consegui pescar com as 3 canas. Pensei, já que isto agora está tranquilo vou comer ali uma sandocas e relaxar um pouco...  Pensei mal... :(
Devo ter fechado os olhos uns 5 minutos. Quando os abro vou contar os starlight´s, 1,2, uaiii aonde está o 3?!? Já estou tramado...

Lá fui dar com cana e o carrete na babugem da onda e ainda tive que manivelar aquilo para sacar o robalo para fora.
Com menos uma cana e visto que o spot tinha sido mal escolhido, optei por me ir embora e assim fazia uma viagem mais tranquila na estrada.

DEU PARA MATAR O CHIBO


LINDO SERVIÇO
JÁ O LIMPEI MAS NUNCA FICA O MESMO


NO DIA ANTERIOR FUI AO 
PETISCO E ARRANJAR ISCA FRESCA




Forte Abraço e Apertem com Eles



quinta-feira, 1 de junho de 2017

Condições Adversas

Boas Amigos,

Tendo oportunidade para ir fazer uma ilhada lá agarrei na prancha amarela e bora atrás deles!
Liguei para o pessoal marafado & mata chibos, mas infelizmente não estavam disponíveis. Ainda fiquei um pouco apreensivo, porque o mar ainda iria ter uma boa embalagem e o vento SE de 40 km/h, iria ser um martírio para pescar e para voltar para Terra. Mas prontos lá me decidi em ir e pensei se não houver condições mínimas para ir molhar o cú, fico por ali num cantinho em Terra e vou ver pesqueiros.

Ao chegar à falésia, as minhas previsões confirmavam-se um mar manhoso e um vento terrível. Mesmo para descer a falésia com a prancha às costas desequilibrava, mas prontos lá vi ali um timing precioso que era possível com calma entrar na pedra e arrisquei.

Tendo os pés assentes na ilha ainda tentei apanhar uns percebes mas como a maré já enchia e o mar não era o ideal, eram poucos os percebes bons que conseguia alcançar.
Montei a cana e lá foi pingado uns sargos jeitosos. Muito difíceis de sentir e ferrar e alguns brutos que partiam tudo, mas a coisa ia se compondo.
Uma das vezes que o vento deu uma pequena sota, fui experimentar noutro buraco e de repente ferro uma dourada e que belas cabeçadas me deu e agora para a trazer para cima sozinho? Ou vai ou racha... :) Logo a seguir no mesmo buraco ferro outro bom peixe, que até pensei ser outra dourada, eram de seguida... Mas afinal era um belo de um matateu! :)

Com o ceirão já bem forrado decidi ir embora quando o mar deu ali uma pequena calmia e com muito esforço lá remei para Terra sempre com vento SE contra, que martírio...
Foi uma das ilhadas que mais gozo me deu em termos de pescado. Pois o mesmo foi de qualidade e foi necessário trabalhar bem a chumbica para os enganar.

TOTAL DA PESCA




Forte Abraço e Apertem com Eles


quinta-feira, 11 de maio de 2017

Uma de cada vez

Boas Amigos,

Não tem dado para ir explorar os pesqueiros que são mais do meu agrado, mas o vício mantém-se...
Assim, aproveito e opto por ir aqui perto tentar apanhar qualquer coisa, pelo menos só duas horitas, para não perder o jeito à coisa... Apanho ali uma dúzia de caranguejos e lingueirão e vai-se gerindo assim a coisa. As canas já andam montadas no carro, portanto é só esticá-las e iscar... :)

Uma das vezes, fui ali meter gasolina a Espanha, visto que a diferença são só 0,25€ por litro coisa pouca...:( Aproveitei e levei as duas canas para meter na água. Ao primeiro lançamento dei com esta dourada. Já tinha almoço não era preciso mais tempo... :)

UMA PARA O FORNO


Como não gosto muito de confusões tento sempre escolher um local com pouco movimento, é claro que os outros sítios são sempre mais quentes, mas já não tenho muita paciência e como por ali também dá para safar a coisa é uma questão de timining...
Não compreendo como certos pescadores principalmente espanhóis pescam com 4 e 5 canas, mas tudo bem quem sou eu para dizer alguma coisa...

PELO MENOS NÃO DÁ TRABALHO NENHUM


Outra vez, fui novamente, mas neste caso meter gasóleo, não compensa muito visto que a diferença é só de de 0,12€, mas como estava na reserva, aproveita-se e a receita foi a mesma, só que desta vez foi para o jantar... :)

UMA DOURADECA PARA O JANTAR 


É SÓ CHEGAR E TÁ ANDAR... :)


Aqui as raposas são uma atração turística... :)

QUERIAS UMA BURRA???


Uma das vezes também fui ali à RIA com o meu filho e meti as canas de molho, só que nos cantos que eu gosto estar sossegado há muita douradeca miúda, mas prontos ainda deu para aproveitar uma!

 ENQUANTO SE JOGA À BOLA 
VOLTA E MEIA LÁ VAI UMA MELHORZINHA


AS CANAS SÃO À MANEIRA...
NÃO É PRECISO MAIS... :)


Entretanto fui lá novamente, mas desta vez só em modo relax, nada de abastecimentos...:)
Depois de dar com um tamboril... :)



Lá consegui enganar mais uma douradeca para o jantar



Além de só ter aproveitado uma de cada vez, o saldo foi positivo e nunca se sabe às vezes pode haver surpresas XXL...
Infelizmente continuo a verificar, que o lixo nestes pesqueiros é uma constante, e não consigo entender. Existem caixotes do lixo logo ali e o pessoal tem o carro mesmo ao lado, como é possível, deixarem sacos, garrafas de vidro e plástico, material de pesca ali no chão e no meio das pedras, etc. É muito triste!!! Acho que podia haver uma maior fiscalização por partes das entidades competentes, visto não ser nada difícil o seu patrulhamento. Nem que seja só para tentar mudar mentalidades!!!


Forte Abraço e Apertem com Eles



quinta-feira, 4 de maio de 2017

2ª Ilhada do Ano

Boas Amigos,

O tempo continua escasso e nem sempre dá para ir fazer umas fainas. Aqui perto de casa não tive hipóteses de ir aproveitar umas condições bastante favoráveis para apanhar uns peixes ao surfcasting e no PNSACV também não tive muitas hipóteses de colocar as canas de molho...
Mas prontos houve um dia que disse para mim, epá hoje tem que ser... Tenho que ir à ilha... :)

Com duas pedritas em mente, fui ver as condições do mar e lá optei por uma que como não tinha redes em volta, pareceu ser uma boa opção! :)

No inicio comecei a pensar no pior, pois o peixe era pouco e miúdo e já começava a ver as coisas a andar para trás, bem pelo menos percebe sempre se conseguia arranjar, além de serem muito difíceis de apanhar, pois parece que as pedras foram todas rapadas... Belas cacetadas que levaram durante 3 semanas... Vamos ver se a coisa se compõe, mas acho que vai levar uns tempos... Lá está, tudo que é demais, é sempre mau...

Bom voltando à pesca, lá foram aparecendo uns sargos e safias onde estas últimas eram sempre devolvidas ao mar e os sargotes também lá ficavam. Ainda dei ali com um belo matateu, que é sempre um espectáculo capturar este exemplar com uma cana bastante sensível e à chumbica. Além de serem lutas diferentes, traz emoções muito idênticas nas capturas de spinning de robalos acima de 3 kilos.

TOTAL DA PESCA
DESTA VEZ FICARAM TORTOS AINDA ANDAVAM AOS SALTOS :)


O BURACO





Forte Abraço e Apertem com Eles



quinta-feira, 20 de abril de 2017

Não podia ser melhor

Boas Amigos,

Parece que a Páscoa trouxe uns dias de calmia no mar, sendo assim num dia que me pareceu estarem umas condições fantásticas para ir mandar uns peixinhos, estava com vontade mas, o frio e a preguiça era muita, mas não sei porquê, qualquer coisa me chamava... tens que vir... anda... eu estou à tua espera... lol

Bom depois de ponderar bastante os prós e contras, lá fui com o handicap da maré e a falta de tempo, como ia apanhar ela toda vazia, lembrei-me de um cantinho que iria dar para pescar durante 1 hora em cima de um cabeço com água pela cintura, a ideia seria pescar esta horita em cima do cabeço e depois se não der com nada ir para o spot onde não se deve jogar as amostras para vários lados... Lol

Felizmente, tive a sorte de ao 10ª lançamento dar com este belo cabeçudo, que talvez por ter gasto as suas forças no acasalamento, não deu muita luta, mas o que interessa é que veio para seco!
Como o tempo era escasso e já tinha um bom peixe no ceirão, pensei epá mais uns lançamentos e arrumo a trouxa... E assim foi... Não me dei mais ao trabalho e tb não arrisquei em perder uma amostra... :)


ALEGRIA NO MOMENTO DA CAPTURA
  BELO 5,5KG


A MATADORA DE SERVIÇO




Forte Abraço e Apertem com Eles




quinta-feira, 30 de março de 2017

Quando não querem isca levam com plástico

Boas Amigos,

Desta vez com uma queda de mar e tendo tempo, nada melhor do que fazer a noite e um pouquinho da manhã, assim levei as canas de fundo e spinning...
Quando cheguei ao pesqueiro, havia um companheiro que estava a arrumar o material e que se queixava que o mar estava forte, corria muito e havia limo. Bom eu como já conheço os cantos à casa não desanimei e lá fui arranjar um buraco onde as pescas pudessem trabalhar bem!

Tudo montadinho e toca a trabalhar... O peixe foi aparecendo mas nada de especial tirando 2 sargos a roçar ali o kilo e umas bailas e robalotes já aceitáveis... Muita baila miúda havia esta noite... :(
Bem visto que ao fundo não dava com nenhum cabeçudo, guardei as canas de surfcasting e fui bater diversas zonas quentes. Onde na primeira zona quente ao 5 lançamento dou com este cabeçudo... Ufa já tinha a noite safa... :)
Ainda fiz mais uns quantos lançamentos mas só dei com mais 2 robalotes!

Desta vez em vez de ir fazer uma ilhada, fiquei na praia até de manhã para ver aquilo bem e tirar as medidas toda, para ver se numa próxima oportunidade dou com eles ao surfcasting e assim tb aproveitei para descansar e amanhar o peixe! :)


OS MAIORES


PESCA TOTAL


UM DOS BURACOS





Forte Abraço e Apertem com eles

quinta-feira, 16 de março de 2017

Por ai...

Boas Amigos,

Desta vez apostei aqui numas fainas perto de casa, mas como o tempo é pouco e facilmente estou em casa, nem me chateio muito faço ali uma hora antes da enchente e se der com peixe comprido tudo bem, se andar lá pexecos a roer o osso, agarro na trouxa e vou para casa... :)

Em 3 fainas que fiz ao surfcasting, apenas isquei com choco congelado e um resto de salsicha que tinha por ali, dei com alguns sargos bons e um robalote, o resto era tudo peixe miúdo que eu libertei e tá claro a maldição dos safios... :(
Bem á 4ª faina pensei para mim, hoje vou spinnar, a ver se os safios também se jogam às amostras... lol

Depois de chegar ao spot ali na última hora da vazante, faço 20 lançamentos e dou com este robalote. Bem pelo menos já tinha safo o chibo. Coloco o peixe na geleira e volto à carga, tenho novamente um ataque, trago ele até aos meus pés quando de repente a amostra salta do peixe... Óóóóó miséria... O que vale é que não era um travessão, era da mesma bitola! :)

Bom mais 15 lançamentos, outro peixe ferrado, mas passado um pouco pimba desferra...
Isto tá bonito tá... a maré estava quase vaza, disse para mim vou mas é embora que isto hoje tá feito! :)


ESTE PELO MENOS VEIO
4ª FAINA - SPINNING


1ª FAINA - SURFCASTING
OS QUE APROVEITEI


2ª FAINA - SURFCASTING
O QUE APROVEITEI


3ª FAINA - SURFCASTING
O QUE APROVEITEI


UM DOS VÁRIOS SAFIOS QUE APANHEI NESTAS
3 FAINAS AO SURFCASTING 
ESTE FICOU NA FOTO PARA ME RECORDAR


O SPOT DA 2ª FAINA DE SURFCASTING

Resumindo, foram preciso 4 fainas aqui ao pé de casa para dar com um total de pesca agradável. Também mais ou menos pesquei 5 horas no total, vendo bem, a coisa até não está mal...
Quando vou para o PNSACV, demoro no mínimo 3 horas de viagem ir e vir... A coisa mais ou menos compensou, já para não dizer que não perdi noites de sono! lol

Mas como infelizmente o tempo que tenho tido disponível para a ir à pesca tem sido escasso, estas pequenas saídas aqui ao pé de casa quando o mar apresenta boas condições, são o suficiente para eu recarregar as baterias e sentir aquele cheirinho do mar...


Forte Abraço e Apertem com eles




quinta-feira, 2 de março de 2017

Noite de travessões e recordes

Boas Amigos,

Há uns dias atrás, fui a um buraco que já não ia há três anos, mas como tinha passado por lá uma semana antes e tinha visto lá uns cantinhos com umas condições porreiras, fui tentar a minha sorte...
Desta vez o Paulo felizmente pode alinhar e sendo assim é sempre melhor, pois além da boa companhia, podemos bater um área mais vasta para tentar descobrir aonde anda o peixe! :)

Passados 20 minutos, tinha o meu primeiro peixe na linha e era bom, só que depois de uns 15 segundos, foi à vida dele e eu fiquei a ver navios... :(
Passados mais 30 minutos, tinha outro peixe na linha, este então devia ser descomunal, nunca tive a linha do carrete com drag tão fechado a sair, a sair, a sair... Por momentos até pensei que ia ficar sem linha, mas passados uns 40 segundos o peixe foi para o caneco... #!?#$#"?!
Acho que devo ter acordado metade do pessoal no PNSACV... :)

Bom sabendo aonde andava o peixe e qual a côr que eles queriam, começámos os dois a bater a zona quente, mas a mesma tem bastante pedra e claro, lá perdi uma amostra matadora... :(
Isto estava a correr mesmo bem... Na primeira hora dois grandes peixes perdidos e uma amostra das boas perdidas... Estou a faturar bem hoje... :(

Bom, novo chicote feito, mesma côr de amostra mas de 15cm, 10 lançamentos e novamente um bom peixe na linha, o Paulo estava ao meu lado e eu pedi para tirar a linha dele fora da água e se este peixe me fugisse, partia aquilo tudo... lol
Depois de uma boa luta com o peixe que se debateu com toda a sua força, consegui colocá-lo em seco e ao vê-lo pensei logo, parece um novo recorde e assim foi 6 Kg´s!!! Entretanto no momento que eu estava a tirar as fateixas o Paulo, também dá com um bom robalo!!! Menos mal, já tínhamos livrado os dois o chibo... :)

Depois como a actividade parou, fui usufruir um pouco do momento e quando fui chamar o Paulo, para irmos para outro sítio, pelo caminho, dou com a minha amostra que tinha perdido! Ufaaa... menos mal!!!
Entretanto disse ao Paulo, bora ali para aquele cantinho do lado direito que agora já tem uma boa cota de água. Cheguei lá, passados 5 lançamentos, mais um belo peixe na linha... e que gozo este me estava a dar... São estes os momentos que nos fazem ir à pesca, que peixe maravilhoso que se debateu tão bem, mas felizmente desta vez ganhei eu! Peixe em seco e era enorme... 8 Kg´s, novo recorde!!!

Infelizmente eu não pude alongar mais a minha pesca, pois responsabilidades no dia a seguir, mas também não me podia queixar, já tinha uma pesca que penso não fazer tão cedo...


 DOIS BELOS TRAVESSÕES
8KG / 6KG


NA ALTURA JÁ TINHAMOS O CHIBO SAFO
MAS O MELHOR ESTAVA PARA VIR


6 KG´S
SIMPLESMENTE LINDO


8 KG´S
SIMPLESMENTE AINDA MAIS LINDO



NO CEIRÃO FICARAM COM O RABO DE FORA :)


Tenho notado que este calibre de peixe é difícil tirar uma foto que mostre o tamanho real do peixe, por isso coloquei várias, mas mesmo assim...



MARCHOU LOGO NO MEU ANIVERSÁRIO... :)





Forte Abraço e Apertem com eles



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Mais dois outra vez

Boas Amigos,

Uma noite difícil, onde o período subia para 16, mas mesmo assim ainda fui a tempo de dar com mais dois robalotes.
A ideia era aguentar a enchente e a vazante, mas infelizmente distrai-me veio uma vaga daquelas, varreu-me completamente e fiquei todo encharcado e o carrete levou um daqueles banhos com areia à mistura.
Felizmente já tinha dado com outros pequenotes que foram devolvidos e já tinha capturado um casalinho de robalos, como não tinha muda de roupa e a trovoada cada vez mais vinha para Terra decidi acabar por ali a faina!


A MATADORA COM OS ROBALOS

Quando cheguei a casa ainda tive a paciência de desmontar o carrete e limpá-lo, mas até fiquei bastante agradado com o que vi. Pois a quantidade de pescas que já fiz e os banhos que já apanhou parece como novo! :)

TIVE QUE DESMONTAR O CARRETE






Forte Abraço e Apertem com eles
 



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Mais dois

Boas Amigos,

Como eles andavam por lá, lá fui fazer mais uma visita ao spinning...

Desta vez dei com o peixe, mas não foi tão graúdo!
Ao chegar ao spot vejo logo um carro que não me era desconhecido mas como não fixo matriculas nem pensei que o Marafado Nuno andasse por aquele buraco com o Mata Chibos!

Mal chego ao spot em 5 lançamentos dou com um robalote, logo a seguir oiço o varejar de uma cana ao meu lado e vou lá ver quem é:
- "Quem anda ai?"
- "Sou eu o Cristóvão..."
(Risada total...) Pois se combinássemos não saia tão bem!!! lol

Depois de meia dúzia de palavras com o pessoal continuámos a varejar e como não se sentia mais nada eles decidiram abandonar o buraco, eu como tinha chegado à pouco ia apostar mais uns tempinhos...
Durante esse tempo ainda dei com outro robalote e mais uma baila prontamente devolvida.




Forte Abraço e Apertem com eles



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Paz de Alma

Boas Amigos,

Desta vez o pessoal do costume, infelizmente não pode alinhar numa ilhada.

Eu olhando para as condições que estavam um pouco pesadas e com relatos de águas negras, olhei para o meu material de ilhado e bora atrás deles!!!

Neste dia, como as marés eram quase mortas e o mar ainda levava uma embalagem, não havia vivalma por ali, mas mesmo assim com calma lá tentei chegar à ilha esperando a oportunidade certa para subir para cima da mesma, visto que um descuido dava direito a algo mais que uns simples riscos no cromado...

Felizmente correu tudo bem e deu para fazer uns sargos porreiros!!!

TOTAL DA PESCA


BURACO 1


 SÓ O PESCADO


BURACO 2


No dia a seguir, fui ali fazer a maré na RIA e dei com uns petiscos agradáveis...





Forte Abraço e Apertem com Eles


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O Primeiro do ano ao primeiro lançamento

Boas Amigos,

Desta vez fui novamente ao tal spot onde não convém lançar em várias direções senão elas ficam lá...

Como aquilo tem muita pedra e ainda era lusco fusco, coloquei uma daquelas amostras que já estão meio ferrolhas e bora com eles... Mal dei 2 maniveladas tinha lá um peixe e era bonzinho, eu só pensava para mim, tu queres ver que com estas fateixas vais te embora...
Mas vá lá que com calminha correu tudo bem e na primeira hipótese de colocá-lo cá fora, o mar colaborou e agarrei logo ele com unhas e dentes! :)

Ainda lançei mais umas vezes, mas só dei com um robalote kileiro que se safou já na escoa e um robalinho do tamanho da amostra... lol

Não deixa de ser curioso, que o primeiro do Ano, foi logo no primeiro lançamento, há com cada coincidência... :)

MOMENTO KODAC


O BURACO




Forte Abraço e Apertem com Eles


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Melhores Momentos 2016

Mais um ano passou e foram muitos os momentos felizes que passei junto ao Mar alguns sozinho outros com os Amigos!

Assim partilho este vídeo, para mais tarde recordarmos esses momentos de Confraternidade e Amizade.

Espero que todos desfrutem e que 2017 traga Bons e Grandes Momentos!






Forte Abraço e Apertem com eles