Etiquetas

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

É preciso persitência e determinação

Boas Amigos,

Mais uma saída e desta vez, convidei o Amigo Paulo, mas o mesmo não pode acompanhar. As previsões davam um mar e período forte, mas como eu sou teimoso e gosto de lá ir ver com os meus próprios olhos, arrisquei e siga...

Ao chegar ao pesqueiro, fui para o mesmo spot onde apanhei aquelas douradas e robalos da penúltima pesca. Depois de andar com água pela cintura a ver como é que aquilo estava, cheguei à conclusão que não ia ser fácil, pois já tinha muitas pontas de pedra à mostra e apenas tinha ali uma coroa com a largura de 2 metros para colocar as pescas, mas ainda assim arrisquei.

A água entrou no pesqueiro e não conseguia pescar bem e volta e meia a chumbada ficava lá presa. Ao fim de 3 montagens perdidas, decidi que não podia ficar ali, pois não estava a pescar bem e iria perder a maré e como o mar estava memo bom...
Coisa que eu mais detesto no Surfcasting é ter que arrumar a trouxa e voltar a armar as canas, mas prontos tinha que fazer qualquer coisa para safar a pesca.

Fui para outro pesqueiro, que também não é fácil, mas felizmente ao fazer o primeiro lançamento estava a conseguir pescar bem, o que já era bom! Passou pouco tempo dou com o primeiro robalote, já não era chibo. Depois apareceu para ali uns sarguitos e 2 robalotes já com medida, mas decidi colocá-los no mar novamente, ás tantas eram sempre os mesmos que estavam a voltar... lol
A seguir mais um robalote para a geleira e no meio de mais 3 robalotes e uma bailita com medida devolvidos, apareceu um cabeçudo... Ufa... Já tinha safo a noite!


 O CABEÇUDO A SALVAR A NOITE


UMA DEVOLUÇÃO

 MAIS OUTRA DEVOLUÇÃO

OUTRA DEVOLUÇÃO

E MAIS OUTRA DEVOLUÇÃO

Os robalotes são muito parecidos, às tantas eram os mesmos, não tirei fotos de todos, porque senão era muito flash... :)

No meio destas devoluções ainda perdi mais uma montagem. Para o pessoal que pensa que é só chegar e carregar não é bem assim. Pois há sempre perdas de material nestes pesqueiros e a conta vai sempre somando: chumbadas, estralhos, anzóis, fio no carrete, a habitual despesa de viagem e a prospecção do pesqueiro ideal!

A FAMÍLIA DE ROBALOS QUE VEIO PARA CASA


Desta vez enquanto estava a arranjar o peixe, os pássaros começavam a chilrear e ainda apareceram mais uns pexecos, mas a bitola já era mais pequena, robalotes sem medida e sarguitos. Veio a luz o peixe miúdo encostou.

O ACEIO DA MANHÃ

TOTAL DA FAINA


Ao jantar marcharam logo ali 3 posta grelhadas... Até estala... :)

Deliciaaaa...


Esta foi uma faina complicada, mas se não tivesse mudado de pesqueiro, não tinha conseguido pescar e seria um chibo garantido. Por acaso, ao mudar de poiso até tive sorte e safei a coisa, mas não é nada fácil, pois tomar estas decisões a meio da faina e no meio da escuridão, pode acontecer que o pesqueiro esteja ocupado, ou a morfologia seja ainda pior que a anterior. Mas é assim quem não arrisca não petisca... lol



Forte Abraço e Apertem com eles





quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Sai uma mista

Boas Amigos,

Desta vez fui aproveitar o mar aqui perto de casa. Aqueles pesqueiros que é só preciso encostar o carro, tirar o material e já está, ou melhor quase dáva para pescar dentro do carro... lol

O marzinho tinha um toque e a miudeza andava por lá. De entre algumas escolhas ainda trouxe uma mista de: robalos, sargos e bailas. Já vai dar para umas quantas jantas! :)

TOTAL DA FAINA

Na foto o último robalo foi apanhado quando já tinha arranjado os outros peixes, é sempre bom dar com o último peixe enquanto se amanha os outros...

O limo chateou um pouco a pesca, mas com um pouco de paciência deu para pescar. Levei 3 canas, onde uma apenas trabalhou com choco e as outras duas andavam com casulo ou lingueirão, isca apanhada por mim no dia anterior à faina. A cana com o choco levou um chibo que até andou de lado... lol

Entretanto deixo aqui umas fotos das minhas brincadeiras aqui pela RIA FORMOSA. Às vezes quando tenho tempo e as condições estão de feição gosto dar um passeio de kayak. É claro que uma caninha vai sempre comigo nem que seja só para sentir aquelas picadas de seguida (Catch & Release) :)


ESCOLHE-SE UM SPOT TRANQUILO


APANHA-SE UMA DÚZIA DE RALOS À MÃO


BRINCA-SE COM UMAS SAFATAS :)

Felizmente ainda existem aqui na RIA, vários esteiros bastante tranquilos, além de ser proibida a navegação a ER com motor, são várias as que vejo passar. Se fosse eu era logo tramado... Aliás este Verão até fui abordado pela PM quando estava a fundear... Mas atenção fui abordado através de uma moto 4x4 de terra, só visto... lol



Forte Abraço e Apertem com eles



quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Não deu para fazer o pleno

Boas Amigos,

Mais uma investida e como deu para programar um surfcasting e uma ilhada a tralha foi toda atrás...

Ao chegar ao pesqueiro já de noite, lá tive que andar às apalpadelas para encontrar um cantinho onde desse para pescar. Montadas as 2 canas, foi hora de jantar umas bifanas e esperar que viesse alguma coisa de jeito!

O tempo foi passando e não havia muita atividade, apenas algum limo que ia dificultando a pesca. Com o passar do tempo vejo a cana a bater e tiro o primeiro robalo da noite.

PRIMEIRO ROBALO


Coloco novamente a isca vou ver a outra cana e quando olho para trás vejo a cana a dar um toque outra vez, ao ferrar o peixe sinto ele a bater e vinha com um toque de dourada... Que bela luta que me deu ali na babugem. Felizmente desta vez ganhei eu...

PRIMEIRA DOURADA


Logo de seguida olho para a cana do lado e tinha o fio folgado... Uaiii... é de seguida... e de facto tinha lá outro robalote. Acabei de colocar o robalote na geleira, vejo a outra cana a bater, um belo de um dentuças... Foram 30 minutos sem parar... lol
Depois a atividade parou e fui arrumar uma cana, quando de repente vejo a outra bater com aquele toque subtil... Mais uma dourada!!! Assim dá gosto arrumar o material. :)


TOTAL DA PESCA


ALGUM LIMO A DIFICULTAR A PESCA


Como no dia a seguir queria fazer uma ilhada fui descansar um pouco o esqueleto. Logo às 6:30 já estava a molhar o cú, a caminho da ilha onde o mar estava difícil para entrar na pedra e como estava sozinho era preciso ter cuidados redobrados.

Na ilha apanhei ali uns percebes, enquanto esperava que entrasse água no pesqueiro.


UNHAS


POUCO PEIXE NA ILHA


Em termos de sargos foi muito fraco. Pouco peixe e miúdo. Quando o mar deu uma aberta saí da ilha e fui para a terra, pois a faina já era longa e com pouco peixe por ali achei que não valia a pena o esforço físico e mental.

Foi pena não ter dado com uns peixes na ilha que assim podia ter feito o pleno... lol

O LIXO É PARA TRAZER



Forte Abraço e Apertem com eles




quinta-feira, 19 de julho de 2018

Uma investida para matar saudades

Boas Amigos,

Como já se aperceberam há muito tempo não venho aqui publicar nenhuma das minhas fainas, pela razão muito simples, não tenho lá ido. As razões são muitas, mas a principal resume-se à falta de tempo. É claro que tenho sempre contacto com o mar ou neste caso aqui com a RIA FORMOSA, mais para fazer a maré, mas como ameijoas, lingueirão, conquilhas, canilhas, búzios, chocos, polvo, etc. o pessoal está farto de ver, nem vale a pena publicar fotos dessas capturas... :)

Bom voltando ao relato desta faina. Tendo um tempinho para ir esticar as linhas e como o mar deixava, pensei em levar duas canas para fazer um surfcasting na esperança de dar com algum peixe jeitoso, além de que em termos de motivação estava muito em baixo, pois nesta altura do ano é complicado dar com alguma coisa de jeito, mas pelo menos ia matar saudades destes pesqueiros que adoro pescar! Levei também o material da ilhada, pois assim aproveito a viagem para fazer dois tipos de pesca que adoro e principalmente esta última só é possível nesta zona!


MARAVILHA


O SPOT

Durante a noite não há muito a contar, o limo tinha que vir chatear um pouco e pexecos foram mais que muitos e todos devolvidos, inclusive até uma ferreirita no final do dia.


LOGO TE ENCONTRO...


Andava eu por ali a tirar o limo das linhas quando vou ao ceirão que tinha ficado a meio da praia e encontro o mesmo tombado com tudo revoltado... Prontos já está, raio da raposa... Por acaso neste pesqueiro nunca tive chatices com raposas, mas nesta noite uma malandra mamou a janta o que vale é que já tinha comido mais de metade e a água era pesada... Porque mais um pouco levava o material de pesca...

A DESGRAÇADA SUBIU BEM A ARRIBA
 QUEM DESCOBRE ONDE ESTÁ?!? :)


Como os pexecos continuavam e o limo também mudei para outro spot, ali a cerca de 200m, e por ai pelo menos não havia limo, mas prontos as condições morfológicas não eram as melhores e ai nem os pexecos vinham! Deu a maré cheia, preferi ir dormir para depois ir atacar a ilha no dia a seguir...


Na hora combinada já estava à espera do Paulo, onde nas calminhas fomos até à ilha apanhar um marisco...

BELOS


Os peixes entraram muito tarde no pesqueiro e eram poucos, mas também de qualidade. Eu lá consegui ferrar uns quantos. Mas estavam muito manhosos era preciso trabalhar muito para dar com eles, andar a saltar de um lado para o outro, enganar eles com a chumbica... Ás tantas com uns quantos bons que perdi e outros de baixa qualidade e com o saltar de pedra em pedra preferi arrumar a trouxa, vi logo que hoje não era o meu dia... lol

EM AÇÃO DE  PESCA


O conjunto da maratona não foi daquelas de encher o olho. Mas também não fui muito com esses objectivo. Pois ia mais naquela de passar um bom bocado ao pé do mar e com boa companhia!


ALGUNS QUE POUSARAM PARA A FOTO



Forte Abraço e Apertem com eles