Etiquetas

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Brincadeiras na Ria Formosa

Boas Amigos,

Desta vez, tive ai uns tempinhos para ir fazer umas pescas e como o tempo estava convidativo para ir dar umas voltas de kayak, lá fui eu e com as canas atrás.
As pescas foram feitas nas duas últimas horas da enchente e neste caso fui três dias de seguida... Que é para tirar a barriga de misérias... :)

Nestes pesqueiros mesmo com iscas duras, a pequenada é muita e pratico muito catch & release, também faz parte da pesca. Mas prontos volta e meia lá vem uma douradita mais engraçada. Pelos menos são fresquinhas, não são daquelas de viveiro vendidas a 8€ - 12€ o kilo e ás vezes mais...


PRIMEIRO DIA
Já andava ali com os olhos num regato à uns tempos, desta vez como as condições estavam espectaculares, foi só puxar pelo cabedal...
Rapidamente senti os pexecos, mas depois de insistir lá dei com uma douradeca kileira, já não estava mau... :)


UMA KILEIRA E OUTRAS DE DOSE...

MOMENTOS...


SEGUNDO DIA
Neste dia estavam a dar chuvinha e trovoada, mas como não me pareceu que ela chegasse a Terra, lá fui eu outra vez. Tive a sorte de dar com outra douradeca kileira e as habituais de dose... Ainda tive ali um robalote mas devolvi, para ver se cresce mais um pouco... :)


TOTAL DA FAINA...

ROBALOTE DEVOLVIDO

CHUVINHA

 MOMENTOS...


TERCEIRO DIA
Neste dia, já não houve chuvinha e a faina foi mais agradável. Vieram os habituais pexecos, mas lá consegui safar mais uma douradeca kileira.


KAYAK ANCORADO
PESCA EMBARCADA?! :) 

TOTAL DA FAINA

Resumindo, era bom que fossem só kileiras, mas nem sempre é como nós queremos. Se podia ter ido para outros pesqueiros. Podia, mas muito honestamente, não estava com vontade de andar na N125 e depois ir para pesqueiros todos sujos e com confusão, não me apeteceu... Assim fiquei perto de casa tranquilo sem stresses e não gastei guito nenhum, pois o pesqueiro é à porta de casa e a isca foi apanhada no local...

E é claro fazer uma pesca de kayak, é um autêntico descanso, a calmia, o prazer de estar ali no meio da Ria e contemplar todos os momentos junto da fauna, são momentos inesquecíveis...
É de aproveitar este pequeno cantinho que ainda temos...


Forte Abraço e Apertem com eles


6 comentários:

  1. Boas Manel,
    Eu a pensar que andavas atrás das matlonas mas afinal andas cravadas nas safatas eheheh
    Tem cuidado não te chegues muito prá margem senão furas o kayak LOL
    Sempre fazes exercício a dar à pagaia e poupas no pitroil da mota d´água ; )

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo,
      Já sabes como é... Para dar com as matulonas é preciso primeiro cravar umas safatas... lol
      Deu aqui uns dias porreiros, para andar de kayak, um descanso e sempre fiz a maré e apanhei uns peixinhos de dose! :)
      Claro assim só estou dependente de mim...

      Forte Abraço e aperta com elas

      Eliminar
  2. Grande post Manel Parabéns.

    Não é preciso or longe para apanhar petisco;)
    Uma quileira sempre que vás já é positivo, com marisco a mistura espetaculo.
    Essa ria é demais, imagino isso há 20 anoa atrás.
    Força e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João,
      Além que acho que o pessoal mais assíduo não gostou muito. Talvez não dei a entender a essência de andar de kayak no meio da Natureza, não sei!
      Mas olha o que sei é que fui à maré, diverti-me, dei umas banhocas, fiz uns peixes de dose e tudo aqui perto de casa e sem estar dependente de nada! Foi a despedida do Verão, que agora vai começar um fresquinho :)
      É assim aquilo ali também dá 2kg e no máximo quando o rei faz anos dás com uma de 3Kg. O problema é que precisas de ir todos os dias e levar muita isca dura... lol
      É diferente do mar, dá para ter aquele feeling e escolher um spot novo a ver se passa algo maior...
      Opa há 20 anos atrás, neste spot... Era um sonho de marisco e robalos então... Gordos como tudo... Agora... Quando o Rei faz anos... lol

      Forte Abraço e aperta com essas ilhadas

      Eliminar
  3. Grande Manuel!!
    Agora tomas-te o gosto pelo Kayak não queres outra coisa, mas olha que é bem agradável passear na Ria e ainda para mais fazes exercício , e ainda para mais à porta de casa hehehhe.
    Qualquer dia estás às Corvinas de Kayak aqui no Rio Tejo.
    Já destes com uns bons peixes de dose que dá para compor a arca.
    Forte Abraço e aperta com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gonçalo,
      Eu gosto muito de passear de Kayak e levar uma caninha e faca de mariscar para trazer petisco, mas tem que haver condições e disponibilidade... Não sou maluco e vou para a Ria com rajadas de 30km/h... Senão é um martírio do caraças... lol
      Se fosse mais perto, volta e meia ia lá... lol
      Não pode ser sempre peixe comprido, mas mesmo assim é fresquinho e saboroso!

      Forte Abraço e aperta com eles

      Eliminar