Para quem não sabe a Ria Formosa é um sapal situado na província do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do algarve , tendo uma grande função e um belo habitat.
Desta vez fui sozinho com a expectativa de apanhar uns polvos e uns chocos. Bom chego à rampa, toca a tirar o material para fora e passado 10m, tudo instalado e pronto, para navegar!
Desfrutar da paisagem, que a esta hora é magnifica, pois não existem, factores externos a perturbar, somos só nós, o kayak e o mar! Passados 15m, chegamos ao spot, toneira na água e toca a esperar, 5m tiro o primeiro polvo para fora. Olha que bem, nem estava à espera de me safar mas, olha já não levo chibo. Toca a passar no mesmo spot e outro polvo para fora. Depois tive que andar à procura deles e dou com outro. A seguir perco a minha toneira talismã, sim porque aqui também existem toneiras matadoras. :) Fiquei logo almareado, pois isto até estava a dar e eu não tinha trazido material, pois à muito que não pescava desta forma e trouxe o que tinha lá em casa arrumado a um canto.
Bom, ponho uma toneira nova mas fraquinha e saco um choco, olha que bom, eles também andam ai. A seguir perco outro polvo lá em baixo, só lhe vi a cor e um rasto de tinta. Depois mais dois polvos, mas não fui a tempo com o chalavar e só tive tempo para dizer adeus. (porcaria da toneira)
Depois estava na hora do pequeno-almoço acompanhado por um treino do spinning. Coloco a minha matadora, mas com estas águas, só se fosse algum peixe burro. :)
De repente, sinto uma prisão, olho para a água e vejo uma coisa branca, olha que bem um saco, vou a puxar mais rápido vem à tona da água e qual saco era um choco, mas prontos, mal ele sentiu aragem largou logo. Que pena assim estreava o meu spinning com um choco!:)
Bom depois de tanto relaxar, lá fui eu para casa, mas tinha que aproveitar a corrente, por isso mais uns lançamentos, mais dois polvos e um choco, calhou mesmo bem.
Contas à vida, facturei 6 polvos e 2 chocos, nada mau para a estreia.
Móó Manel sempre compraste o kayak!!!! Acho que fizeste muito bem, eu se tivesse espaço também já tinha um há bué...
ResponderEliminarFaltou foi aqui as fotos do "navio" :))
E para a estreia olha que foi muito bom, já levaste aí uma boa teca de polvos, quase que aposto que hoje foi salada de polvo para o jantar :)
É só o que falta é um choco ao spinning, qualquer dia apanhas mas é um ganso também :)
Um abraço amigo e da-lhe aí.
Era um investimento, que já há 2 anos andava a ponderar. Olha que não precisas de muito espaço, acredita.
EliminarAs fotos do navio ficam para a próxima saída. :)
Como é que adivinhaste? Ainda bem que não faço apostas contigo! :)
Opá fiquei mesmo triste, é que foi num spot tão improvável, não estava mesmo à espera, se o tivesse trazido sempre dentro de água já cá morava, agora foi à superfície, só faltou dar um jacto de tina. :)
Um forte Abraço
Boas Manuel,
ResponderEliminarSem duvida que a ria Formosa é um paraíso, que assim se mantenha, muito boas fotos.
Isto agora de barquinho é outra fruta!!!
Ainda para mais ecológico, fica mesmo a condizer com o local pois temos de preservar esse bonito paraiso.
Parabéns pela boa estreia, uns bons polvos e chocos, os robalinhos não quiseram nada contigo desta vez, mas certamente que vais ter muitas e boas aventuras de futuro.
Abraços marinheiro.
É verdade eu adoro, muitos estes cantinhos, é pena não se conseguirem peixes matulões, isto é, só em spots muitos batidos é que eles saem às vezes...
EliminarÉ amigo do ambiente e faz muito bem à saúde em todos os aspectos, recomendo vivamente!
Os robalinhos, acho que só de noite me podia safar, mas também acho que nesta maré, não é muito boa.
Espero poder ter boas aventuras e compartilhar com todos vós.
Abraço marujo:)
Boas manuel grande estreia,com a nova aquisicao,grande abraco.
ResponderEliminarJá deu para matar o vício. :)
EliminarAbraço