Etiquetas

sábado, 23 de junho de 2012

Conquilha "Dourada"

Pois é pessoal, como isto anda escasso de peixe, lá fui eu com a minha esposa, fazer uma apanha da conquilha, com o "pé"!

Aproveitar a maré, que mesmo não sendo das maiores, já dá para fazer um belo de um petisco.

Também levei uma caninha só para descargo da consciência. Apanhei uns caranguejos, daqueles que andam ali na babugem e chumbo para dentro da água.

Dentro de água andavam uns 8 mariscadores(pensei eu) com o aparelho de arco, passado uns 20 minutos, pimba, lá aparece a lancha da Polícia Marítima, aquilo era a fugir a 4 pés. Só houve um coitado, como andava com água pelo pescoço, nem teve tempo. Resumindo, pela rapidez efectuada na apreensão, apenas ficaram com o material e as conquilhas e o homem foi à sua vida.

As conquilhas não são muito grandes, mas há ali uma e outra que já são bem boas. Mas de todas as formas, com azeitinho puxado a alho, uiuiiui, é um delícia!!! É só lamber os dedos e chorar por mais e ao preço que anda o kilo... E é claro apanhadas com tanto esforço e com boa companhia, tem outro sabor...




Bom lá andávamos ali com o pezinho para ali, pezinho para acolá, rabiosque para cima, quando de repente a cana leva umas cacetadas, elááá, tu queres ver??? Nem mais toca a puxar para fora e uma dourada aos meus pés, não estava na ementa, mas como a coisa anda,  já não estava mau. Bom mais uma iscada de caranguejo e chumbo para dentro e lá foi mais uma, de porte menor, mas como embuchou bem, vai para casa.


Bom a ver se eu e o Sílvio, conseguimos fazer ai uma pesca, como deve ser, se houver condições que isto está complicado...


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cachalote na Praia de Faro

Este fim-de-semana fui dar uma "voltinha" , para esticar um pouco as pernas... E pelo caminho infelizmente deparei-me com este cachalote já em estado avançado de decomposição. Não sei o que poderá ter acontecido, visto que as crias estão sempre perto das progenitoras durante pelo menos o 1º ano de vida.

Tentei contactar as Autoridades competentes, começando pela Capitania de Faro e Polícia Marítima de Faro, mas não obtive qualquer resposta.
Tentei contactar o Zoomarine o qual fui muito bem recebido, onde tomaram conta da ocorrência e iriam reforçar novamente o contacto com PM e garantiram de que o mesmo iria ser removido para análises, estudos e para não haver perigo para a Sáude Pública.





segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pesca às Douradas falhada

Desta vez fomos com a fezada de apanhar umas douradas. Fomos para um spot que o ano passado muitas alegrias deu, mas facilmente, compreendeu-se que nem este ano e nem no próximo irá ser o mesmo pesqueiro.

O que fazer, com tanta isca boa??? Bom lá decidimos ir para outro pesqueiro, que por esta altura também caem uma boas douradas. Chegados, ao sítio começámos logo achar estranho, muito pouco pescador, principalmente, a falta das velhas raposas. Olha mas agora, já não podemos voltar para trás, chumbo para dentro de água.

As horas foram passando, mas peixe muito pouco e com pouca medida, bem pelo menos não havia, aquele peixe miúdo a ratar a isca, menos mau.

Resumindo, tirei um parguete de 500g e duas douradas na casa de 500g.

O amigo Sílvio desta vez, andou à caça do peixe-aranha e choupa, que também me calhou um aranha. Já estou a ver que para a próxima sou eu que fico olhar, para os kileiros que ele tira...



domingo, 13 de maio de 2012

Noite Surfcasting Fraquinha

Desta vez o amigo Sílvio, não pode ir molhar as iscas. Lá fui eu e o Pedro (Lobo do Mar), tentar um surfcasting.

A noite estava espectacular, até de calção e manga curta, tínhamos calor. O peixe é que não colaborou com a gente.

Eu ainda me safei com este Sargo de 900g e trouxe dois robalotes na casa das 500g, porque embucharam. Ainda apanhei mais uns 8, nos quais fiz um catch and release.
 
O Pedro, ainda sacou um safio. Pensava ele que era um bom de um robalo, pois volta e meia dáva umas cabeçadas.